Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de março de 2012

Givanildo Vieira de Souza, mais conhecido como “HULK”




Por José Augusto Neves de Araújo

Hulk como é popularmente conhecido, nasceu em Campina Grande, cidade no interior do estado da Paraíba, no dia 25 de julho de 1986. O mesmo foi descoberto por um treinador da sua cidade natal e logo em seguida passou em um peneirão para o Vitória, time baiano. Chegando ao time baiano no ano de 2004, o até então lateral-esquerdo, se transferiu para o meio-campo, mais mesmo assim não teve chances de mostrar o seu futebol nos gramados brasileiros, jogando apenas um jogo oficial. Com isso, em 2005 o time japonês Kawasaki Frontale comprou os direitos do jogador que passou a ser atacante e mesmo assim não teve chances no seu novo clube. 
No ano de 2006 o jogador foi emprestado para o Consadole Sapporo, onde se destacou nacionalmente marcando 25 gols na temporada, ficando na vice-artilharia da segunda divisão do campeonato japonês. Em 2007, foi mais uma vez emprestado, dessa vez ao Tokyo Verdy, também da segunda divisão, desta vez ele foi mais além, marcando 37 gols, se tornando o artilheiro da competição. No ano de 2008 Hulk se transferiu para o Porto, time da primeira divisão do campeonato português, neste ano o jogador não teve muitas chances, assim como na temporada 2009-2010, mas na temporada seguinte 2010-2011 o jogador foi ganhando espaço no time e foi o artilheiro do campeonato português com 36 gols marcados, e também foi considerado o futebolista do ano, chamando atenção de vários clubes europeus, mas renovou contrato com o Porto até 2014. Na temporada 2012 o Porto é o atual líder, tendo Hulk como sexto lugar na artilharia do certame com 9 gols.
Podemos dizer hoje que o Hulk é um dos grandes jogadores do mundo, pois o mesmo além de jogar num grande clube europeu, o mesmo também é constantemente convocado para seleção brasileira. Pode-se dizer também que ele é um dos maiores jogadores nordestinos da atualidade, ficando atrás apenas do lateral-direito baiano Daniel Alves do Barcelona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário